Pesquisar este blog

terça-feira, 14 de dezembro de 2010

A Água Como Fonte de Energia

Há milhares de anos diversas civilizações já se utilizavam de banhos para purificar e relaxar o corpo, além de combater variados tipos de doenças.
.


Em 3.550 a. C. as civilizações mesopotâmicas e sumérias se utilizavam das margens dos rios Tigre e Eufrates para a realização de rituais aquáticos de purificação espiritual.

Em 3.200 a.C. os faraós egípcios também desenvolviam rituais espirituais de purificação da alma e preparação para a próxima vida as margens do rio Nilo.

O povo hebreu (1.250 a.C.) também praticava rituais e banhos de imersão em águas buscando atingir a purificação moral. E ano pós ano a água demonstrava - se cada vez mais importante para os povos antigos, que buscavam em sua essência elementos naturais capazes de trazer benefícios que nenhuma medicina havia até então descoberto. Foram - se então construindo maiores infra - estruturas ao redor dos centros de banho e fontes aquáticas, a fim de prepara - los para visita de um número crescente de pessoas. Exemplo classico foi a construção de uma enrme estrutura física pela civilização grega, chamada de Oráculo de Delphi (1.400 a.C.).


Criou - se um complexo de prédios voltados ao lazer e bem - estar, com ginásios, grandes salões de banho, para reuniões e encontros educacionais da população, e áreas comuns. De acordo com a cultura grega, banhar - se, dormir e sonhar eram itens fundamentais à boa saúde. As termas gregas foram se tornando pontos de encontro e relacionamento intelectual entre os grandes filósofos da é´poca, representando parte importante da vida social deste povo.

O desenvolvimento das infra-estruturas de banho da antiguidade teve um importante marco em 25 a. C., quando foi inaugurada uma enorme estância termal pela civilização romana. Eram salas em diversas temperaturas, áreas de lazer, piscinas, saunas e vestiários. A completa infra - estrutura romana era complementada por diversas salas de massagem, onde os tratamentos tinham por finalidade relaxar o corpo, prevenir e tratar doenças. Desde essa época já foi se desenvolvendo a concepção destas termas como centros de bem - estar e tratamentos à saúde, muito semelhantes ao encontrado nos Spas modernos.

O desenvolvimento destes centros de bem - estar, futuramente chamados de "Spas", era cada vez mais popular. Até mesmo médicos da época passaram a orientar pacientes no tratamento de Spas de doenças crônicas e outras enfermidades. Combatentes de guerra, procuravam as termas paa a cura acelerada dos seus ferimentos de luta. Vários tipos de terapias corporais foram sendo adicionadas ao menu dde serviços dos Spas, mas a água sempre foi seu elemento fundamental na Europa. Ainda não havia estudos científicos que comprovassem os benefícios da água no tratamento de doenças, de forma que as atividades de Spas também sofreram muita resistência na época em funçaõ de interesses políticos. Apenas posteriormente foram sendo concluídos estudos relacionados, inclusive comprovando os benefícios da água sulfúrica no tratamento de doenças de pele e da água rica em bromo e iodo para combate a infertilidade feminina. Em 1669, Thomas Guidott pública o livro "Banhos Naturais", listando os diferentes minereais contidos na água e as potencialidades de cada um.

Consulte produtos:

»
Epidermis

2 comentários:

Anônimo disse...

seria bom dizer que o texto foi tirado de http://www.abcspas.com.br/historia.asp né?

Angela disse...

Desculpe nossa falha.

Postar um comentário

O que você acha do meu blog?